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The highest purpose of art is to inspire. What else can you do? What else can you do for anyone but inspire them?

 

Bob Dylan, prémio Nobel da Literatura de 2016

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Life is a series of tiny little miracles. Notice them.

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é o título do artigo elaborado pelo Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e publicado na última edição da revista "PARA SI + saúde e bem-estar”, onde se destaca que:

 

  • É importante reforçar a hidratação no verão, principalmente se se praticar atividade física intensa, e moderar o consumo de bebidas com cafeína (café, chá, alguns refrigerantes, bebidas energéticas), as quais têm efeito diurético. 

 

  • A alimentação deve ser variada e incluir diariamente pequenas quantidades de vitaminas. No caso da vitamina D, que funciona como uma hormona que promove uma melhoria na absorção do cálcio, (importante para a saúde óssea e muscular, e para prevenção/tratamento de algumas doenças) as suas fontes dietéticas são escassas, sendo por isso fundamental ter uma alimentação adequada. Dado que a exposição à luz solar possibilita ao organismo sintetizar a vitamina D, é aconselhável fazê-lo no mínimo 10 minutos por dia, em horários em que não seja muito intensa.

 

  • Nestes dias de sol, o calor promove o crescimento de microrganismos patogénicos e/ou a produção de toxinas no alimento, cuja ingestão pode provocar toxinfeções alimentares. Assim, para garantir a segurança dos alimentos, na compra, transporte, conservação, preparação, confeção e até ao momento do consumo, em casa, na praia ou no campo, é preciso ter em conta um conjunto de boas práticas (por exemplo, conservar os alimentos que facilmente se estragam em recipientes fechados, a menos de 5º C; e cozinhar os alimentos a mais de 70 ºC e consumi-los/congelá-los rapidamente).

adaptado de Instituto Ricardo Jorge

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Inspiring II

09.06.16

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Mugler Resort 2017 collection | VOGUE

 

❥ Ondas, retas, geometria. Contrastes desenhados pelo intemporal black & white ou impregnados de arco-íris.

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O bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, afirma que a publicidade ao consumo de cálcio é "um comércio criminoso", que põe em causa a saúde pública dos portugueses. "A publicidade que é feita ao consumo de cálcio é lamentável, é um comércio criminoso que põe em causa a saúde pública dos portugueses pela toma excessiva" do produto. "Com promessas de resultados, que não são fundamentados", mas que "põem as pessoas a tomar cálcio quando não necessitam dele" e/ou em excesso, essa propaganda "traz problemas de saúde", provocando inclusivamente doenças.

 

"A publicidade a medicamentos sujeitos a prescrição médica é proibida – e bem –, mas a publicidade a medicamentos de venda livre tem de ser limitada, tem de ser regrada, tem de ser honesta", sustentou José Manuel Silva. "Neste momento, a publicidade [a esses produtos] é desonesta", é "enganosa". Durante a sua intervenção na primeira sessão do fórum sobre "Medicalização da vida e política de medicamentos", o bastonário considerou a publicidade ao cálcio tão "impressionante" de tal modo que "quase todos os portugueses andam a tomar cálcio". "É preciso pôr alguns limites a esta publicidade", reconhecendo que isso não é fácil, designadamente pelo facto de ela constituir "umas das principais receitas dos órgãos de comunicação social".

 

O bastonário alertou ainda para a toma excessiva de antibióticos em Portugal, e de calmantes e psicotrópicos, designadamente por parte das crianças e jovens. "Estamos a medicalizar excessivamente, há cada vez mais meninos a tomar psicotrópicos", afirmou. Também em Espanha, "todas as políticas são no sentido de promover o uso excessivo de medicamentos", subscreveu Rodríguez Serín - presidente do conselho geral da organização profissional dos médicos de Espanha -, apontando a publicidade e a falta de tempo imposta aos clínicos para as consultas médicas como duas das principais causas da situação.

adaptado de Expresso

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Estudos e análises à parte, e de forma muito direta: o exercício físico - ou mesmo a mera atividade física - melhora tudo. É o melhor investimento que podemos realizar em nós, durante toda a vida.

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Mesmo!

01.11.15

Dançar é o mais parecido que existe com magia.

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A forma mais eficiente de eliminar a gordura localizada na barriga é através da combinação de exercício físico com uma alimentação saudável. Seguem-se algumas dicas que podem ajudar a atingir mais facilmente este objetivo:

 

  • Mastigar bem os alimentos | Mastigar bem os alimentos ajuda a uma melhor digestão e, consequentemente, a uma diminuição da distensão do abdómen.
  • Comer várias vezes ao longo do dia | Diminuir as porções e aumentar o número de refeições irá proporcionar maior saciedade e menor probabilidade de exagerar na próxima refeição.
  • Evitar o consumo de hidratos de carbono à noite | Depois das 18 horas, caso o final do dia não implique atividade física moderada. Nesse período, o organismo não necessita de tanta energia, pelo que se a ingestão de hidratos de carbono for elevada, estes serão armazenados no organismo e convertidos em gordura.
  • Fazer exercício | Os exercícios abdominais contribuem muito mais para tonificar os músculos da região abdominal do que para eliminar gordura localizada. É preferível apostar em exercícios aeróbicos, que levam a um maior gasto calórico e energético, diminuem o stress e ajudam a aumentar a circulação sanguínea.
  • Beber água | A ingestão de água - cerca de dois litros por dia - é importante para perder gordura localizada e manter o organismo hidratado.
  • Ingerir mais fibras | As verduras e os alimentos integrais ajudam a manter os níveis de saciedade e a melhorar a digestão. Apostar nas frutas, hortaliças, aveia e linhaça, por exemplo, ajuda a eliminar a gordura localizada na barriga.
  • Evitar os alimentos salgados | Os alimentos salgados provocam retenção de líquidos, causando a sensação de barriga inchada. Deve-se evitar molhos, refrigerantes e alimentos pré-confecionados. 
  • Dormir bem | Dormir cerca de seis a oito horas por noite, já que uma boa noite de descanso é essencial ao corpo e à mente. A falta de sono leva a uma maior ansiedade, bem como a um maior apetite e necessidade de alimentos gordurosos.

adaptado de Vida Ativa

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Inspiring

01.10.15

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FALL-WINTER 2015-16 | GEORGES HOBEIKA

 

❥ 5 O'CLOCK TEA, coleção de alta-costura do libanês Hobeika para esta estação. Delicada e refinada, inspirada no elitista 'Cafe Society' e na arte em porcelana, a remeter para o universo das wonderlands.

 

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Outono

23.09.15

Crepúsculos de várias cores [como as folhas]. Chá de rooibos e mel. Velas. Dióspiros. Casacos. Abóboras. Brisa dourada. Botas. Intimidade. Chocolate quente. Lareira acesa. Mantas. Conforto. Scones. Recomeço.

 

Há quem diga que é a segunda primavera e o último e mais adorável sorriso do ano.

[E há para quem seja a primeira e o primeiro.]

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